quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Planos de Woody Allen para a próxima vida

Woody Allen, à sua boa maneira, fala-nos da sua ambição para a próxima encarnação (ou desencarnação, uma vez que decorre em sentido inverso de uma vida normal, aqui na terra ):

"A minha próxima vida

Na minha próxima vida, quero viver de trás pra frente. Começar morto, para despachar logo o assunto. Depois, acordar num lar de idosos e ir-me sentindo melhor a cada dia que passa. Ser expulso porque estou demasiado saudável, ir rec
eber a reforma e começar a trabalhar, recebendo logo um relógio de ouro no primeiro dia. Trabalhar 40 anos, cada vez mais desenvolto e saudável, até ser jovem o suficiente para entrar na faculdade, embebedar-me diariamente e ser bastante promíscuo. E depois, estar pronto para o secundário e para o primário, antes de me tornar criança e só brincar, sem responsabilidades. Aí torno-me um bebé inocente até nascer. Por fim, passo nove meses flutuando num "spa" de luxo, com aquecimento central, serviço de quarto à disposição e com um espaço maior por cada dia que passa, e depois - Voila!" - desapareço num orgasmo

Woody Allen"

O texto do nosso pensador é inesperado e estranho, mas extremamente criativo, com humor e energia, sem deixar de manifestar preocupações mais profundas. Enfim, é um excelente trabalho, como outros que lhe conheço. E pode ser interpretado de muitas formas.

O texto pode ser interpretado de muitas formas, mas como este é um site espirita, no sentido da definição de Kardec para esta palavra, saiu-nos esta interpretação que se segue:

- No fundo Allen (ou melhor, Allan Stewart Königsberg) deixa transparecer a sua decepção por estar a chegar à velhice. E também a sua incerteza quanto à morte, que ele queria resolvida logo à nascença, para não sentir esse tormento...

Woody Allen é uma referência na minha vida, pois desde rapazola que me lembro de o ler e ver. Ele ainda pode viver muitos anos, se Deus assim permitir. 75 anos, no estado actual da medicina, e para uma pessoa com recursos, não é o que era há 30 anos ou 40 anos, ou até há 20 . Espero que viva muitos mais, se isso for o melhor para ele. Mas compreendem-se que as suas preocupações pela morte comecem a fazer mais parte dos pensamentos dele.

É pena que não lhe possamos dar a noticia que a morte não existe (de forma que ele fosse capaz de compreender e/ou aceitar), e também que a nossa vida (de espiritos eternos) na realidade corresponde às expectativas do autor do texto, isto é, a felicidade é crescente. Pode estagnar um pouco, por causa da nossa imaturidade espiritual, mas nunca volta para trás.

A nossa imaginação tacanha, antes da morte do corpo dificilmente consegue compreender a enorme diferença entre o que é ser realmente feliz, e a nossa pobre concepção de felicidade. Mas não há problema, isso passa, com o tempo.

Tenhamos pois fé em Deus, na sua infinita bondade, na justiça da nossa vida de espiritos, no amparo incondicional que está constantemente ao nosso dispor, para o nosso bem, que muitas vezes nem percebemos, para podermos sentir o prazer de chegar ao mundo espiritual, como se fosse um orgasmo, mas, desta feita, um orgasmo mental.

2 comentários:

  1. olá .pra mim Wood Allen é um dos mais chatos cineastas da historia e tambem pèssimo ator

    ResponderEliminar
  2. Amigo milsoliva

    A sua opinião sobre o Wooddy Allen é legitima. Que seria o mundo se todos gostassem do amarelo?

    Desde que saibamos respeitar as divergências de opinião, elas são interessantes e podem-nos ensinar muito.

    Obrigado!

    um abraço fraterno dos elementos do CEDAK.PT

    ResponderEliminar