domingo, 17 de abril de 2011

O médium João de Deus, Abadania - Brasil

Vejam este vídeo com atenção:


Quando vejo estes relatos, eu fico sempre de pé atrás. Todos temos consciência de que a perspectiva de cura mexe fortemente com as pessoas, sobretudo com os casos mais desesperados de doença. Facilmente se propiciam condições para obter grandes lucros financeiros. Muito dinheiro e credibilidade, no que diz respeito à espiritualidade, são condições, em regra, incompatíveis. No entanto a reportagem refere com clareza que o Sr. João de Deus não leva dinheiro, esclarecendo que não é ele que cura.

Tomando como certa essa informação, trata-se de um caso que deve merecer o estudo sério, por parte da ciência. Era importante registar os resultados de exames médicos que documentassem previamente as doenças das pessoas e posteriormente a inexistência da doença.  E só assim se poderá confirmar ou desmentir que as curas efectivamente se dão.  

De acordo com os ensinamentos da doutrina espirita não existem milagres. O que se passa ali é uma intervenção natural de espíritos desencarnados, através do médium João de Deus e de outros médiuns que eventualmente lá se possam encontrar a colaborar. Para que os espíritos possam intervir, necessitam de misturar a sua acção à acção de médiuns de efeitos físicos e/ou curadores.

O objectivo deste tipo de fenómenos, tanto quanto sei,  não é estabelecer um serviço de saúde do além, em alternativa aos serviços de saúde comuns, mas lançar a dúvida que motiva a busca espiritual. Jesus de Nazaré e os seus apóstolos, para além de muitos outros espíritos que reencarnaram na Terra, usavam os mesmos métodos, para chamar a atenção do povo para as coisas do espírito. Trata-se de leis naturais, que a ciência ainda não conhece, e, por isso, não explica.

Mas continuemos a ver os videos:


Neste segundo vídeo, ao que parece, Susan Casey, a jornalista parece ter passado por um fenómeno de emancipação da alma. Num estado alterado de consciência, ela viu-se como nos acontece  a todos durante a noite: como se fosse um espírito desencarnado. Através do relaxamento, o corpo de carne de Susan  ficou suficientemente entorpecido para que ela deixasse de captar o meio ambiente externo pelos cinco sentidos  físicos, tendo passado a percepcionar a realidade através da alma. Foi-lhe possível a comunicação com a alma do próprio pai, que aproveitou para a tranquilizar. Este tipo de ocorrência faz parte dos fenómenos estudados pelo espiritismo, como podemos ver, por exemplo, no Livro dos Espiritos, de Allan Kardec.
Não se trata de energias abstractas, superstições ou milagres. É algo de concreto. Cada um de nós é  um espírito imortal, com individualidade própria, que está associado provisoriamente a um corpo de carne. E esse processo do nascimento até à morte do nosso corpo de carne, repete-se inúmeras vezes, até ser necessário, em mundos cada vez mais evoluídos, à medida que vamos progredindo. O pai de Susan pode ter comunicado mesmo com ela. O que chamamos de fantasmas ou espíritos não é mais do que a alma de uma pessoa, em estado desencarnado. Não tem nada de estranho. Não se trata de um fenómeno sobrenatural, mas de um fenómeno natural. Seria até blasfemar da infinita bondade de Deus admitir que Ele permitia  que criaturas inteligentes, conscientes da sua própria existência e da mortalidade do seu corpo, passassem uma vida de sofrimento, aqui na Terra, sem esperança de um futuro.       

   
O Dr Jeff Rodiger também parece ter passado por um processo de emancipação do espírito, para além de ter uma cicatriz no peito que não consegue explicar. Mais uma vez a reportagem confirma que João de Deus  não cobra nada pelo seu trabalho. Fala-se numa loja que vende coisas como um meio de suportar aquelas instalações a funcionar.

A Oprah Winfrey, essa sim, tem uma actividade bem lucrativa, sendo uma das mulheres mais ricas do mundo, contudo os conteúdos que produz são tidos como respeitáveis. E a conclusão dela é muito interessante: aquilo que consideramos ser nós mesmos, ou seja, o nosso corpo de carne, não passa de uma mascára que  esconde os maravilhosos seres que efectivamente somos.

Na verdade, não somos os donos do mundo, mas não estamos aqui abandonados, porque somos "filhos" do dono, Deus, a inteligência Suprema, Causa Primeira de todas as coisas, o Nosso Pai (como Jesus de Nazaré nos ensinou a nomear o Criador).

Que a divina luz do amor de Deus nos envolva a todos, fazendo-nos sentir o sabor da verdadeira felicidade.

4 comentários:

  1. Aja alguem com intenção ao menos de estudar tal caso, e tambem, como por exemplo o Joao Berbel, tão criticados no movimento espirita brasileiro, ao ponto de os não considerarem Espiritas!

    Abraço,
    Joao Paulo Soares

    ResponderEliminar
  2. Amigo João Paulo

    O mundo espiritual existe, independentemente de ser aprovado ou reprovado pelos homens, sejam eles espíritas, ateus, católicos, muçulmanos, budistas, etc. Quanto mais próximo da verdade estiver o homem, menos divergências existirão. Por enquanto a verdade está longe, porque as divergências ainda são muitas. De qualquer forma é preciso prudência. Mais vale negar muitas verdades do que aceitar uma só mentira.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida.. No entanto apenas referi-me ao "estudar" tais casos, jamais com intenção de interpretar como verdade (para mim sim, mas jamais querer convencer alguém).. E já há várias reportagens de algumas TV's brasileiras, onde estão incluidos depoimentos de médicos com respectivas analises, radiografias, etc.. Os quais os mesmos médicos, perante esses reporters, admitiam não terem justificativa para tal.. Se tiverem interessados posso indicar-vos..

    No vosso texto de acompanhamento dos vídeos, apartir do paragrafo "De acordo com os ensinamentos da doutrina espirita não existem milagres. O que se passa ali é uma intervenção natural de espíritos desencarnados,...." como que uma reflexão de quem escreveu, quase "dá a mão à palmatória" (deu sua opinião tendo em conta a doutrina):)

    Apenas um pequeno reparo, quando dizem que" Fala-se numa loja que vende coisas como um meio de suportar aquelas instalações a funcionar." Tal não é do meu conhecimento, nem julgo como verdade, o que existe sim, é a venda de remédios produzidos pelos mesmos, sob orientações espirituais (as formulas), plantas essas plantadas pelos assistentes, fabricadas pelo proprio laboratório, e Acompanhadas por uma faculdade de medicina próxima.. E ainda têm que enviar uma amostra de cada lote para um Instituto Govermental para que seja possivel vender..

    Uma diferença entre Joao de Deus e do Berbel, é que o ultimo já não faz qualquer corte, pois não é necessário gastar "energia"(fluido e tempo) para que o paciente não sinta dor,podendo assim atender mais pessoas.. No entanto o João de Deus, tb tem consciencia de tal, mas continua a faze-lo a pedido( sim pk os "pacientes" são questionados) afim da convicção dos mesmos, engraçado não é? :)
    O mesmo se passou com a históia do Magnetismo e o deixar de se usar imans( sei que devem conhecer)

    Espero não ter sido presunçoso, dono da verdade, pois todos estamos neste estudo continuo, mas é apenas, não um esclarecimento e sim uma dúvida divida por vós aqui neste belo blog.. Mas talvez daqui a alguns anos tenhamos mais certezas( de repente lembrei-me, do quanto Chico sofreu nos seus primeiros livros pelos próprios espiritas).. A ele junto um desejo que todos os hospitais deste nosso planeta tenham um dia tambem um atendimento espiritual.. :)

    Forte Abraço,
    João Paulo Soares

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo seu útil contributo, amigo João Paulo Soares. Obrigado também pelos seus oportunos reparos.

    ResponderEliminar