quarta-feira, 7 de julho de 2010

Apresentação do blog

Conhecer a espiritualidade, de forma racional, sem superstições e sem preconceitos de qualquer espécie, é nosso objectivo.

Para que o conhecimento espiritual seja útil, não basta memorizar a informação: é necessário que o indivíduo a aceite para si e a interiorize. A aceitação deve ser simultaneamente da razão (entender) e do coração (sentir). Primeiro é preciso estudar o assunto, sem preconceitos, e, depois, então, teremos bases para aceitar ou para rejeitar a visão da vida que nos é proposta.

MAS O QUE É ISSO DE ESPIRITUALIDADE?

PODERÁ A ESPIRITUALIDADE SER RACIONAL?

ESPIRITUALIDADE E CIÊNCIA SERÃO INCOMPATÍVEIS?

Conhecimento espiritual não é uma fórmula para ter sucesso material aqui na terra, é antes resposta às velhas questões essenciais:

Quem sou?

O que faço aqui?

De onde venho?

Para onde vou?


Quem ou o que decidiu sobre nossa existência, sobre o seu valor?

Qual o sentido último do Universo e da existência humana?


Kant, lançando as bases da moderna Antropologia Filosófica, resume estas indagações numa só: "Que é o Homem?"

Por mais que procuremos, três caminhos apenas se abrem: da religião, da filosofia e da ciência.

Como nos demonstra a história da humanidade, as teorias científicas evoluem e, mesmo em ciência, não há certezas absolutas. Os mesmos factos podem vir a ser interpretados, no futuro, de outras formas, com base em novas tecnologias e novas perspectivas de abordagem da realidade. Assim acontece também com o conhecimento espiritual, vai evoluindo com a humanidade.

Ao criar este blogue, é nossa intenção fornecer informação e pistas para que o leitor que ainda não se dedicou ao estudo, possa encontrar uma nova perspectiva para a espiritualidade. O julgamento sobre a utilidade e a viabilidade dessa perspectiva cabe ao leitor.

A nossa atenção deve virar-se para uma fé baseada na razão, como fonte segura para se encontrarem as respostas necessárias a tudo o que actualmente nos rodeia. E é unindo a teoria à prática que se fecha o círculo do saber.

Já há 500 anos a.c, Gautama, o Buda, dizia:

Não creiais em coisa alguma pelo facto de vos mostrarem

o testemunho escrito de algum sábio antigo.

Não creiais em coisa alguma com base na autoridade

de mestres e sacerdotes.

Aquilo, porém, que se enquadrar na vossa razão e,

depois de minucioso estudo, for confirmado pela vossa experiência,

conduzindo ao vosso próprio bem e ao de todas as outras coisas vivas:

A isso aceitai como Verdade.

Por isso, pautai a vossa conduta.”

Sem dúvida que na ausência de factos, a dúvida é a opinião do homem prudente…

Albert Einstein (1879-1955) afirmou:

"A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso, passará pela vida sem ver nada. Estamos começando a conceber a relação entre a ciência e a religião de um modo totalmente diferente da concepção clássica. Afirmo com todo o vigor que a religião cósmica é o móvel mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica. A ciência sem a religião é paralítica; a religião sem a ciência é cega."

Pegando também nas palavras de Richard C. Halverson, pastor americano, “No início, a igreja era um grupo de homens centrados no Cristo vivo. Então, a igreja chegou à Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois, chegou à Roma e tornou-se uma instituição. Em seguida, à Europa e tornou-se uma cultura, um negócio.

Não restam dúvidas de que Jesus foi o espírito mais avançado que alguma encarnou na terra. Os evangelhos, que relatam uma parte da sua vida e reproduzem as suas palavras, demonstram a inegável elevação moral e intelectual do autor, nós acreditamos nisso.

Hippolyte Rival, um académico do séc. XIX, matemático e pedagogo, adoptou o pseudónimo “Allan Kardec”. E foi ao descobrir a obra de Allan Kardec (a quem foi dado investigar os fenómenos de natureza espiritual e legando à humanidade uma obra) que se fez luz para nós.

Kardec chamou a essa nova doutrina de Espiritismo, Doutrina dos Espíritos ou Doutrina Espírita.

É necessário estudar Kardec, conhecer Kardec, para viver Jesus. Jesus é o Mestre por excelência e Allan Kardec é o discípulo fiel, já o dizia Bezerra de Meneses.


Nós identificamo-nos com a Doutrina Espírita, mas não com todos os livros espíritas que são publicados, com visões muito diferentes da vida em relação à Doutrina codificada por Kardec, e cuja fonte de credibilidade reside apenas na credibilidade pessoal de alguns, dispensando a rigorosa metodologia de verificação a que essas
obras deveriam ser submetidas antes de serem apresentadas ao público. Não abdicamos da nossa liberdade de pensamento e expressão do mesmo, nem nos sentimos presos a organizações ou a pessoas por se dizerem espíritas.

Já imaginaram se, a ciência, em vez de usar os métodos científicos, começasse agora a admitir que basta a credibilidade pessoal ou profissional do cientista, para validar o conhecimento? As melhores pessoas podem enganar-se e ser enganados. Nem em nós mesmos podemos confiar em absoluto.

E é bom recordar que ser médium não significa ser espírita, nem ser espírita significa ser médium: há médiuns espíritas como os há ateus e de todas as religiões e crenças. Ser espírita é, simplesmente, ser adepto das ideias essenciais da obra de Kardec, ou seja as relacionadas com a espiritualidade, é alguém que encontrou o mapa do tesouro espiritual

A posição espírita em relação à vida, não é mais do que o que ensinou Jesus de Nazaré que, bem interpretado, conduz à solidariedade, à preservação do corpo físico, evitando aquilo que o possa danificar e acelerar a sua inevitável degradação, à compreensão de que o amor, a tolerância, o perdão, a paz são objectivos indispensáveis ao progresso da humanidade.

Moisés lavrou, o Cristo semeou, o Espiritismo vem colher”, não o afirmou Kardec?

O Espiritismo não condena, mas esclarece; não ameaça, consciencializa. E muito mais que revelar o mal que há no homem, tem por objectivo ajudá-lo a encontrar o Bem. Motiva o auto-conhecimento e auto-aperfeiçoamento.

A Doutrina Espírita não é proselitista - não faz questão de conversões - o que ela vem oferecer são novas respostas aos velhos problemas do homem.

O Espiritismo não existe para as pessoas que estão satisfeitas com a sua fé, mas para aqueles que não estão satisfeitos. O Espiritismo é a chave da Bíblia e dos Evangelhos: o Livro dos Espíritos é sequência histórica e desenvolvimento natural da Bíblia. Deve-se concluir que a Bíblia é um erro? Não; mas que os homens se equivocaram ao interpreta-la. O verdadeiro Espírita não é o que crê nas comunicações, mas o que procura aproveitar os ensinamentos dos Espíritos. De nada adianta crer, se sua crença não o faz dar sequer um passo na senda do progresso, e não o torna melhor para o próximo" – Allan Kardec

Mas qual será então o futuro do Espiritismo?

- Léon Dennis, Emmanuel e Wantuil de Freitas respondem, respectivamente,
a esta questão:

"O Espiritismo será o que dele os homens fizerem."

Se o Espiritismo será a Religião do futuro? Não. O Espiritismo será o futuro das religiões.

O espiritismo caminhará com os homens, sem os homens e apesar dos homens…"

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

O Espiritismo apresenta-se sob três aspectos diferentes:

- O das manifestações, o dos princípios de filosofia e moral que delas decorem, e o da aplicação desses princípios. Daí as três classes, ou antes, os três graus dos seus adeptos:

  • Os que crêem nas manifestações e se limitam a constatá-las: para eles, é uma ciência de experimentação;
  • Os que compreendem as suas consequências morais;
  • Os que praticam ou se esforçam por praticar essa moral.”

Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Conclusão, VII)


Bom estudo para todos.


Por
CEDAK.PT: Sérgio Machado

participe enviando-nos os seus estudos para:

cedak.pt@gmail.com

Deixamos a seguir vários filmes que mostram como tudo começou para Kardec:










2 comentários:

  1. Como posso consultar as tuas fontes de informação?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela atenção

    Sugerimos o site:

    www.adeportugal.org

    Lá pode fazer o download dos livros de Kardec, assistir a entrevistas televisivas, de rádio, etc.

    ResponderEliminar